Morre Teori. E o tribunal da internet já decidiu: foi conspiração

NOTA DA PEDRA LASCADA: Buscando fazer um contraponto às inúmeras teorias de complôs que surgem rede afora, Sakamoto apresenta ponderações importantes que podem contribuir para que, no meio de tantas hipóteses e convicções (muitas descabidas,  tendenciosas e outras beirando o lunático), tenhamos o cuidado de filtrar informações e procuremos manter o discernimento e o equilíbrio necesssário à constituição da verdade, que depende de fatos e provas, e não de nossas elocubrações. Mas que tudo é muito suspeito, isso sem dúvida é, até porque a morte de Teori interessa diretamente aos investigados na Lava Jato, em especial ao atual ocupante da presidência, pois as delações cujas homologações estavam previstas para fevereiro atingem em cheio o próprio Temer e os homens fortes do governo. 

*

Por Leonardo Sakamoto, do Blog do Sakamoto

A causa da queda do avião em que estava o relator da Lava Jato no STF, ministro Teori Zavascki, nesta quinta (19), em Paraty (RJ), ainda será investigada. Por enquanto, não é possível dizer a causa – falha humana, imperícia, falha da máquina, condições metereológicas, sabotagem.

Mas a tragédia em si, atingindo um dos principais nomes do combate à corrupção, que estava analisando as delações premiadas de diretores da Odebrecht, o que afetaria centenas de políticos, aliado a outras informações, como a previsão regimental de que o novo relator da Lava Jato possa ser o próximo ministro do Supremo indicado por Michel Temer e confirmado pelo Senado Federal (que conta com um pacote de réus na própria Lava Jato), fez com que o tribunal da internet já decidisse: a morte foi conspiração.

Afirma-se, nas redes sociais, a relação da morte do então candidato à presidência da República, Eduardo Campos, também em uma queda de avião no litoral paulista, em agosto de 2014, com o acidente de hoje – o que mudou a disputa eleitoral daquele ano. O nome do político do PSB figurou entre os treding topics mundiais do Twitter. Abaixo, é claro, do nome de ”Teori”, que se tornou o principal assunto global nessa rede social. Acompanhado também da hashtag ”House of Cards”, através do qual brasileiros relacionavam a série de política do Netflix ao país.

Talvez esquecendo que o Brasil, faz tempo, passou a ser roteirizado pela equipe de Game of Thrones.

Claro que os cantos mais sombrios de nossa alma, neste momento, buscam juntar essas informações e dar sentido ao ocorrido. E é importante e saudável desconfiar de tudo e de todos e pensar em hipóteses. O problema é que, às vezes, a vida simplesmente não tem sentido para além do sentido que damos a ela.

*

Para continuar lendo, visite o Blog do Sakamoto clicando aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s