Os desafios que estão postos para 2017

Por Zé Maria, metalúrgico e presidente nacional do PSTU

*

Chegou o final de 2016 e é hora de encarar os desafios que estão colocados para o próximo ano em meio à grave crise econômica e política que vive o Brasil. É preciso saber de onde estamos vindo, para melhor vislumbrarmos para onde temos de caminhar, se queremos construir uma saída para a situação que vive o país, impedindo que os custos da crise sejam, mais uma vez, atirados nas costas dos trabalhadores, trabalhadoras e do povo pobre do Brasil.

A crise econômica que assola o país, de profundidade inédita em nossa história recente, leva o grande empresariado e os governos (Federal, estaduais e municipais) a intensificarem os ataques aos direitos e ao nível de vida da classe trabalhadora e do povo pobre. Os capitalistas – banqueiros e grandes empresários – fazem isso porque dessa forma criam condições para ver crescer novamente sua margem de lucro (para eles, isso é sair da crise). E os governos fazem porque atuam, cada vez mais abertamente, como capachos dos bancos e das grandes empresas (que financiam suas campanhas e seus partidos), contra os interesses da maioria da população.

Por outro lado, foram as consequências desse quadro – o desemprego que atinge hoje mais de 20 milhões de brasileiros e brasileiras, os ataques ao seguro-desemprego, ao abono do PIS, os cortes de investimentos em saúde, educação, moradia, os ataques à aposentadoria e aos direitos trabalhistas – que levam à revolta que tem crescido a olhos vistos no interior das fábricas e nos bairros pobres dos grandes centros urbanos. É o que levou à ruptura da ampla maioria da classe trabalhadora com o governo da presidenta Dilma logo depois da sua reeleição, constituindo-se – esse fato – no elemento fundamental da crise política que se abriu no país desde aquele momento.

*

Para ler o texto na íntegra, clique aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s