São José do Rio Preto: Educadores denunciam descaso com a educação.

Nota da Pedra Lascada: Após meses de silêncio (alguém nesta caverna precisa hibernar de vez em quando!), segue um texto encaminhado por alguns educadores de São José do Rio Preto – Cidade irmã de BernôCity, pelo visto… Qualquer semelhança não é mera coincidência, é tragédia mesmo!  [M.S.]
Este texto foi redigido com base em informações reais, de dentro das escolas públicas de Rio Preto. Professores confirmam a veracidade do mesmo.Somos apartidários e não estamos apoiando “este” ou “aquele” candidato.
Nosso intuito é o de divulgar o que de fato ocorre para tentar minimizar os efeitos desta gestão sobre o sistema de educação de Rio Preto. Obrigado pela leitura e pela divulgação!
“Em 2012, foram inauguradas novas escolas em São José do Rio Preto.  Grandes, arejadas, esteticamente perfeitas, mas nada funcionais. Os alunos matriculados nestas escolas estudam em período integral e lá são DEPOSITADOS durante 10 horas do dia. Um exemplo de como não funcionam: Nas escolas de educação infantil não há parque, tanque de areia, biblioteca ou sala de vídeo. Como pode ter-se gastado tanto com uma construção escolar que não prevê em seu projeto o mínimo necessário ao desenvolvimento dos alunos? Não há sala de reuniões para os professores (prevista em qualquer projeto de construção escolar), o que inviabiliza o planejamento das aulas e as reuniões pedagógicas.
Outros problemas ocorrem:
Uma das escolas recebeu um lote único de brinquedos da Secretaria Municipal de Educação, no início do ano. Nesta remessa, havia 14 brinquedos, que deveriam ser distribuídos entre as salas, em uma escola que comporta quase 200 crianças. Absurdo!
Falta água dia sim, dia não. Como fazer com as crianças do berçário, sem água para banho?
Ao contrário do que foi veiculado na propaganda política do dia 10 de Setembro, NÃO HÁ AULAS DE TEATRO, MÚSICA, ESTAMPARIA. NUNCA HOUVE. Algumas crianças assistiram a uma apresentação de um grupo teatral e outras, participaram de UMA ÚNICA OFICINA de silk screen, promovida por uma escola da rede privada do município. Os alunos sofrem inclusive com falta de professores para o período da tarde. Há unidades que estão optando liberar seus alunos antes do horário regular, para tentar controlar a quantidade de alunos fora da sala de aula.
O muro de uma das escolas ameaça desabar, pois não há calçamento e ele fica em desnível com a rua. Todos correm risco diariamente: alunos, pais e funcionários.
Há na rede de ensino professores que não são efetivos, mas foram contratados em caráter temporário para suprir a demanda. Em qual temporada trabalham? Os contratos iniciam-se e encerram-se no DECORRER do ano letivo, o que acarreta prejuízo para os alunos. Os professores que iniciam o trabalho com a turma não o concluem e os que chegam no decorrer demoram a firmar vínculo afetivo com os alunos, o que torna o trabalho improdutivo. Faz sentido?
Para campanha política, o Senhor prefeito Valdomiro Lopes esteve em uma destas escolas filmando o “laboratório de informática”, inexistente até então. A equipe montou os equipamentos, os alunos de uma sala de aula do ensino fundamental foram convidados e fizeram uso dele para a filmagem. Em seguida, os alunos voltaram para suas salas e TODOS OS COMPUTADORES foram desmontados e levados embora. Simples assim.
Estas notícias não são veiculadas na mídia e não são de conhecimento da comunidade pois professores e funcionários foram diretamente coagidos pela Secretaria da Educação. A ordem expressa foi a de que não permitissem a entrada de pessoal não autorizado e que, se alguém fosse abordado nas ruas, deveria dizer “Nada a declarar”. Estão quase todos em período probatório. Por isto, o silêncio. Isto faz com que o Senhor Prefeito acredite piamente que a população não saberá jamais dos absurdos que estão ocorrendo.
Para o bem das crianças de São José do Rio Preto, a comunidade precisa saber da REAL SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO nesta cidade. Ajudem a divulgar, antes das eleições!! Repassem este e-mail!!
Para acompanhar mais denúncias, colaborando com a melhoria da educação de São José do Rio Preto, visitem nossa página no facebook: http://www.facebook.com/pages/Den%C3%BAncia-Rio-Preto/285038251600478

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s